10 passos que vão te ajudar a crescer na empresa onde você trabalha

Você sabe quais ações e hábitos manter para crescer na empresa onde você trabalha?

Hoje vamos te mostrar como atingir seus objetivos e crescer profissionalmente.

Quer ver como? Leia o artigo abaixo.

A evolução no mercado de trabalho está cheia de obstáculos. Estar em constante aprendizado e manter o pensamento estratégico auxilia para que superar as inúmeras pedras no caminho.

Por esse motivo elaboramos 10 passos essenciais para quem quer crescer na empresa onde trabalha e garantir uma carreira de sucesso. Alguns passos contêm um to-do (atividade) para que você possa praticar a ação. Confira!

1) Aprenda com quem já faz

Ao chegar em um novo cargo, ou nova área, o primeiro passo é aprender com quem já faz. Afinal, são as pessoas que já tinham experiência naquele assunto que poderão te dar as melhores direções e mostrar para você como funciona a identidade da empresa.

Aproveite esse momento para realmente absorver os conhecimentos. Ainda que a outra pessoa esteja sempre ocupada, utilize o seu tempo com ela para tirar TODAS as dúvidas. Quanto mais cedo você entender os processos, mais cedo terá domínio sobre suas funções.

Não se engane, leva tempo. Respeite o seu ritmo.

To-do: estabeleça uma relação de mentoria com alguém que você admire e que faça sentido aprender algo ela.

Essa relação se dá através de conversas de troca de conhecimentos e informações. Podem ocorrer em almoços ou no café da tarde.  Aproveite para pedir indicações de materiais e utilize-os para o seu desenvolvimento.

2) Seja proativo da maneira correta

Que proatividade é uma habilidade super requerida no mercado de trabalho, todos já sabem. O que poucos contam é que não deve ser realizada de qualquer forma se o seu objetivo for ter bons resultados lá na frente.

Então, primeiro de tudo: fazer tudo por todos não é a solução. Seja assertivo nos seus esforços e aprenda a equilibrar os seus afazeres com a colaboração.

A proatividade deve vir em projetos e ações colaborativas que somem com as principais metas da empresa, da sua área e as suas metas individuais.

To-do: Compare a importância entre as atividades e aprenda a priorizar. Essa é uma prática que deve ser constante.

3) Pratique Comunicação Não-Violenta (CNV)

Comunicação não violenta é muito comentada no meio corporativo por conta da sua grande contribuição nas relações interpessoais.

É uma prática que oferece formas de resolver conflito através da fala e escuta das necessidades pessoais e externas, de forma honesta.

Um dos livros guias do assunto é o Comunicação Não-Violenta do Marshall Rosenberg. Ele conta de forma intuitiva o que é, além de abordar maneiras de você começar a identificar suas próprias necessidades latentes e a dos outros. Ao final de cada sessão existem exercícios práticos para cada um dos conceitos.

Essa prática pode tornar o seu dia a dia mais fácil na empresa e permitir que você se posicione de maneira mais clara e eficaz nas reuniões. Incrível, né?

4) Leia muito!

Leia muito! Esse hábito melhora sua locução, expressão, traz novas ideias, amplia seus horizontes e ainda permite absorver conhecimentos técnicos que podem contribuir e muito com o seu desenvolvimento profissional.

Busque materiais (livros, artigos, podcasts, blogs) da sua área para estar sempre em contato com as novidades e também materiais de fora da sua área para trazer conhecimentos que permitam inovações.

Por último, não se esqueça de ler sobre assuntos que você goste, seja de um hobby ou algo que te interesse. Esses momentos de relaxamento, ao ler algo mais leve, são chaves para insights que podem ajudar muito na contribuição com a sua equipe.

5) Arrisque-se!

Todas as dicas anteriores podem fazer de você um bom profissional, mas para superar as expectativas: arrisque-se!

Assim como a proatividade, não faça de qualquer jeito. Mantenha o pensamento estratégico, organização e se proponha a fazer algo diferente, lembrando de manter um objetivo voltado aos resultados.

Compartilhe com a sua equipe e esteja aberto para testar novas ações que poderão inovar e revolucionar a sua área.

6) Networking

Contatos são sempre valiosos para somar com a sua experiência profissional.

Muito se fala do networking para conseguir um emprego, o que poucos comentam é que essa prática continua sendo extremamente importante mesmo depois de conseguir a vaga tão desejada.

Isso porque as interações com pessoas de outras empresas podem trazer parcerias importantes para os eu momento atual, e não só isso, é uma excelente forma de você continuar antenado no mercado e trazer ideias de fora para somar com o seu time.

7) Tenha uma rotina saudável

Manter esse pique não é fácil. Garanta uma rotina saudável para o seu corpo e mente, com exercícios físicos e meditações. Ambas as práticas te tornarão ainda mais ativo, sereno e descansado para toda a correria diária.

Além disso, uma alimentação baseada em alimentos orgânicos e integrais é excelente para estar sempre com a energia lá em cima.

8) Seja confiante e posicione-se

Ao praticar todas as dicas acima não se esqueça: seja confiante e posicione-se!

Acreditar no próprio trabalho e esforço é essencial para que todas as outras pessoas acreditem também.

É isso que dará ânimo para que o seu time e seu chefe confiem em você e assim você possa crescer ainda mais profissionalmente.

9) Procure soluções em conjunto

Utilize sua confiança para engajar o time no seu projeto, o compartilhando e fazendo com que ele seja um pouquinho de todo mundo. Assim todos se sentirão parte e auxiliarão com muito mais facilidade.

Ficar quebrando a cabeça para fazer tudo sozinho é uma forma errada de ser proativo e só estará gastando ainda mais sua energia e a da sua equipe. Chame outras pessoas e capte ideias para soluções, é uma maneira maravilhosa de todos crescerem juntos.

10) Desenvolvimento pessoal

Desenvolvimento de habilidades que fogem das utilizadas no ambiente do trabalho é uma forma de complementar o que você já tem e também de se dar momentos para inovação e inspiração que são essenciais para o seu  crescimento na profissional.

São infinitas as atividades que você pode exercer com esse objetivo. Sejam aulas de teatro para quem é um pouco mais tímido e quer se soltar, academia para quem acaba ficando sentado o dia inteiro ou dança para quem precisa de mais consciência corporal e manter uma postura mais confiante e saudável, além de outras ideias. A regra aqui é: vá em direção ao novo.

To-do: coloque em uma lista três atividades que são complementares à suas habilidades e dê o primeiro passo. Esse primeiro passo pode ser desde agendar uma visita à uma escola de dança até se matricular em um curso de mandarim.

Gostou dos passos? Confira nosso Instagram e esteja sempre informado sobre conteúdos ricos que irão te auxiliar na sua jornada.

Abaixo deixamos um material que poderá te ajudar muito a trazer novidades que agregarão na sua empresa. Dá uma olhada!

Sua empresa está adequada à Economia Circular e ao Upcycling?