Créditos de reciclagem: inovação e sustentabilidade para a sua empresa

Leia em 6 min
Entenda o que são créditos de reciclagem e como eles podem transformar sua empresa em um negócio mais sustentável.

Entenda o que são créditos de reciclagem e como eles podem transformar sua empresa em um negócio mais sustentável.

O crédito de reciclagem é um documento que comprova que uma certa quantidade de massa de um material teve destinação final adequada. 

Os créditos são adquiridos com o objetivo de ativar a compensação ambiental para diminuir o impacto das embalagens descartadas pelos consumidores brasileiros.

Em outras palavras, ao adquirir créditos de reciclagem sua empresa está assinando um compromisso com o meio ambiente, por meio dos documentos que comprovam a reciclagem de embalagem.

Neutralizando parte do impacto ambiental negativo causado pelos resíduos pós consumo de sua empresa.

O uso dos certificados de créditos de reciclagem é a maneira apropriada de incentivar a cadeia de reciclagem no Brasil.

A maior parte dos investimentos são destinados ao serviço prestado pelas centrais de triagem. Essas centrais são homologadas e fornecem a rastreabilidade do material coletado.

Como cumprir a PNRS com os créditos de reciclagem?

Ao falar sobre créditos de reciclagem, a princípio, é comum se confundir com os créditos de carbono.

Isso porque com o boom dos créditos de carbono após o Protocolo de Quioto, todas as mídias se voltaram para essa forma de compensação ambiental. 

Todavia, quando se trata dos créditos de reciclagem estamos falando sobre um outro setor, com outro formato.

Hoje, com outros acordos e marcos regulatórios ambientais, passamos a acompanhar diferentes tipos de impactos além do CO2. Podemos citar como por exemplo a produção de lixo.

Foi nesse esse contexto que surgiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), para incentivar que ocorra a destinação ambientalmente adequada dos resíduos no Brasil.

Os créditos de reciclagem se tornaram então uma ferramenta para aplicar e comprovar a logística reversa dentro da PNRS.

Consequentemente, as empresas mitigam o impacto gerado pelas embalagens pós-consumo colocadas no mercado.

Além disso, os créditos de reciclagem atuam como uma estratégia para comunicar os consumidores sobre o investimento na cadeia de reciclagem.

Neste sentido. vamos explicar os créditos de reciclagem. Vamos mostrar também como utilizá-los para ser mais sustentável e como isso vai impactar os consumidores da sua empresa.

Como os certificados de créditos de reciclagem garantem a comprovação?

Anteriormente, vimos que os certificados de créditos de reciclagem obedecem a mesma lógica dos créditos de carbono. 

Ambos estão ligados ao conceito de compensação ambiental. 

Ou seja, ao invés de montar uma estrutura própria de coleta de resíduos pós-consumo, as empresas podem adquirir o certificado de crédito de reciclagem. Esta é uma maneira de garantir que o peso equivalente do mesmo material teve o destino de descarte correto.

Por exemplo, uma fabricante de refrigerantes pode compensar suas garrafas pet ou de vidro acionando uma empresa que lhe garanta que aquela quantidade de plástico ou vidro foi levada à reciclagem. 

Para garantir que não haja falsificação nas notas, a eureciclo, certificadora de créditos de reciclagem, conta com tecnologias próprias.

Dentre elas, uma rede de blockchain privada e Inteligência Artificial, que rastreia toda a cadeia, comprovando que aquela massa foi, de fato, destinada à reciclagem.

Desta forma, a empresa atesta a segurança de  estar em conformidade com a lei federal e ainda gera benefícios socioambientais.

Isso porque uma renda adicional é destinada às centrais de triagem homologadas à eureciclo.

Entenda o que são créditos de reciclagem e como eles podem transformar sua empresa em um negócio mais sustentável.

Minha empresa precisa de créditos de reciclagem?

Mais do que um apelo ambiental, o crédito de reciclagem passou a ter apelo jurídico para as empresas desde a vigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma legislação ambiental que visa a diminuição de resíduos direcionados aos aterros e lixões.

Com ela surgiu um dos instrumentos mais importantes utilizados atualmente para aplicação da sustentabilidade nas empresas: a Logística Reversa, instrumento que busca retornar o resíduo reciclável ao ciclo de vida do produto.

Atualmente todas as empresas são definidas como co-responsáveis na PNRS. Isso quer dizer então, que quem distribui, comercializa, produz e importa produtos com embalagens, vai precisar cumprir com a PNRS e comprovar o processo de logística reversa.

Portanto, os créditos de reciclagem é uma ferramenta de aplicação e comprovação eficaz da PNRS.

Além disso, com o Decreto 11.044/2022, os certificados de créditos de reciclagem foram regulamentados.

A medida anunciou o programa Recicla+ do Governo Federal no dia 13 de abril de 2022. A partir de agora, será possível comprovar o cumprimento das metas de logística reversa por meio dos certificados de crédito de reciclagem.

De maneira prática, os créditos de reciclagem garantem que um percentual equivalente às embalagens comercializadas pela empresa foram encaminhadas à reciclagem.

A partir de 14 de abril de 2023 o programa Recicla+ será totalmente extinto e dará lugar ao Decreto Federal nº 11.413/2023. Foram instituídos três tipos de Certificados como instrumentos de comprovação do cumprimento das metas de logística reversa.

Para saber mais, acesse nosso artigo: Decretos de logística reversa no Brasil passam por mudanças em 2023

A prova para comprovar que a empresa fez a destinação correta dos resíduos é o crédito de reciclagem?

Então respondendo a pergunta: se a sua empresa precisa cumprir PNRS, os créditos de reciclagem para provar a compensação ambiental, é uma das soluções sim.

Ainda com dúvida? Confira nosso artigo sobre as diferentes soluções de Logística Reversa para saber qual modelo ideal para sua empresa.

Entenda o que são créditos de reciclagem e como eles podem transformar sua empresa em um negócio mais sustentável.

Quem pode emitir crédito de reciclagem?

Antes de mais nada, que tal se saber um pouco mais sobre a eureciclo? Veja abaixo um vídeo sobre nossa solução. Mas antes, veja como a eureciclo emite os créditos de reciclagem:

  1. O consumidor descarta o resíduo no lixo reciclável;
  2. A coleta dos resíduos então acontece;
  3. Os resíduos são destinados para uma central de triagem parceira da eureciclo;
  4. Após a triagem, é hora de vender o material para um reciclador;
  5. Venda concluída, nota fiscal emitida! É nela que nos baseamos para a emitir o crédito de reciclagem. A nota fiscal é o documento que atesta todo esse processo.

A tecnologia da eureciclo a favor da reciclagem

O foco da nossa empresa é garantir a segurança jurídica da operação. E para que isso aconteça, trabalhamos com o que há de mais novo em tecnologia e segurança da informação.

Para emitir os créditos usamos tecnologia robusta, que envolve uma rede de blockchain privada, machine learning e inteligência artificial, um dos pilares da eureciclo é a segurança jurídica.

Além disso, há uma auditoria externa anual que avalia o rastreamento dos resíduos pós-consumo.

Atuamos ainda como a certificadora aprovada de Termos de Compromisso de Logística Reversa em SP, MS, AM, MS, RS e MT, assinados pelos principais órgãos ambientais e reportamos os resultados de logística reversa para os 26 estados e Distrito Federal.

Então, quer entender a tecnologia utilizada na emissão dos créditos de reciclagem? Leia o artigo: Certificados de reciclagem: como funciona essa tecnologia e tire todas as dúvidas sobre o assunto.

Qual o maior desafio dos créditos de reciclagem?

Você sabia que de todo lixo produzido no Brasil, só cerca de 3% a 5% dos resíduos são reciclados?

Apesar do crédito de reciclagem depender diretamente do que está sendo efetivamente reciclado e com Notas Fiscais, ele cria duas forças importantes para aumentar esse percentual.

O crédito de reciclagem incentiva financeiramente a formalização e estruturação dos atores da cadeia de reciclagem, a partir do apoio jurídico e consultoria prestada às centrais de triagem. 

Por outro lado, o crédito de reciclagem funciona como incentivo financeiro. Sua função então, é tornar a cadeia dos diferentes tipos de materiais mais vantajosa, facilitar esforços, as ações de triagem e reciclagem. 

Em síntese, os créditos de reciclagem aumentam as taxas de reciclagem daquele material. Bacana, né?

Devido a um dos maiores desafios do Brasil, de proporções continentais, ser a rastreabilidade e escalabilidade, surgiu a eureciclo. Nossa solução, pioneira no país, é inspirada no modelo de créditos de reciclagem da Europa.

Assim, juntos com mais de 6 mil empresas construímos um ecossistema com transparência e rastreabilidade, como forma de incentivar a remuneração da cadeia de reciclagem no Brasil.

Como o investimento em créditos de reciclagem posiciona a sua marca

Em primeiro lugar, é preciso conhecer os três pilares da sustentabilidade, são eles:

  • econômico;
  • ambiental e
  • social. 

Em segundo lugar, é importante que a empresa esteja em sintonia com cada um desses pontos para que alcance os resultados desejados.

Os créditos de reciclagem cumprem com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e ainda atendem aos critérios ESG (ambiental, social e de governança corporativa):

  • É uma opção econômica: Comparado às outras soluções de Logística Reversa, os créditos de reciclagem, através da compensação ambiental, são viáveis de se manterem por não dependerem de estrutura física da empresa ou gastos com manutenção.
  • Contribuição aos atores : Investir na cadeia de reciclagem é contribuir com o impacto social, a partir da renda extra paga as cooperativas e operadores.
  • Rastreabilidade das Notas Fiscais: como forma de dar escala e tornar possível a quantificação dos resíduos pós-consumo reciclados no Brasil.

O futuro dos negócios é a sustentabilidade

O ESG (Environmental, Social and Governance), são critérios ambientais, sociais e de governança corporativa. Para saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo: ESG: o que é e qual a relação com a reciclagem.

Por fim, estes três critérios atuarão como um tripé das boas práticas que a empresa deve seguir, o que, no ponto de vista estratégico é de suma importância para o negócio.

Como já mencionado, investir na logística reversa de embalagens por meio de créditos de reciclagem, além de ser uma iniciativa ESG, é uma importante prática que gera impacto positivo direto na sua empresa. 

Compartilhe!

16 comments

Prezados boa tarde !
Somos a Fibertex Nãotecidos LTDA, CNPJ 04.210.314/0001-70 – Nossa empresa fabrica não tecidos (TNT), adquirimos matéria prima reciclada para produção do mesmo, com isso gostaríamos de saber, se ha possibilidade de obtermos esta certificação e consequentemente quais seriam os beneficios que teriamos .

Criei um brinquedo com a garrafa pet que é um propulsor que arremesa uma peteca de pet.

Bom dia sou Eneci tenho uma empreza de reciclagem a mais de 20 anos ,trabalho com o aterro sanitária e gostaria muito de poder expandir minha empreza ou seja dar melhor condição para os pessaos que lá trabalham

bom dia… gostaria de estar me cadastrando no credito de reciclgem… tenho uma empresa no setor.. RECRIAR RECICLAGEM CNPJ 09 667 167 0001 85

Olá…
Li todo o texto e fiquei decepcionado, pois sou reciclador e não tenho nenhum tipo de incentivo do governo…
E pelo visto nós recicladores, que temos os custos mais altos do setor de reciclagem, não ganharemos nenhum tipo de crédito ou coisa parecida, para podermos continuar contribuindo com o meio ambiente…
Lamentável…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *