Sustentabilidade empresarial: como tornar sua empresa mais sustentável

Leia em 4 min
Sustentabilidade empresarial é um tema muito complexo e muitas vezes parece distante. Veja o que a sua empresa pode fazer no Brasil.

A sustentabilidade empresarial se refere a um conjunto de práticas e políticas que as empresas adotam para minimizar seu impacto ambiental, social e econômico.

Essas práticas são essenciais para garantir a sobrevivência e prosperidade de uma empresa em longo prazo, bem como para preservar o meio ambiente e contribuir para a sociedade.

Neste artigo, vamos explorar as principais estratégias que as empresas podem adotar para tornar suas operações mais sustentáveis e como isso pode beneficiar a empresa, o meio ambiente e a sociedade.

Afinal, o que é sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial refere-se à capacidade de uma empresa de operar de forma rentável e responsável em relação aos recursos naturais e sociais que ela utiliza.

A sustentabilidade empresarial requer que empresas considerem os impactos econômicos, sociais e ambientais de suas operações e tomem medidas para mitigá-los.

Isso inclui a reduzir emissões de carbono, minimizar resíduos, promoção de práticas justas de trabalho e garantia da transparência e responsabilidade em todas as operações.

Três estratégias para tornar sua empresa mais sustentável

Aqui estão algumas estratégias que as empresas podem adotar para tornar suas operações mais sustentáveis:

1 – Avalie o impacto ambiental da sua empresa

A primeira etapa para tornar sua empresa mais sustentável é avaliar o impacto ambiental de suas operações.

Isso pode incluir a avaliação da pegada de carbono da empresa, a quantidade de resíduos gerados e a quantidade de água e energia consumidos.

Com essa avaliação em mãos, a empresa pode identificar áreas de melhoria e estabelecer metas realistas para reduzir seu impacto.

2 – Uso de recursos naturais

Não importa o setor da sua empresa: se você produz alguma coisa, usa recursos naturais. Não só como matéria-prima mas também no processo produtivo, como é o caso da água e das fontes de energia.

O uso responsável dos recursos naturais é uma das formas mais comuns de sustentabilidade. Principalmente quando se fala em redução.

É uma maneira ótima de tornar sua empresa mais sustentável. Você consome menos recursos, economiza dinheiro e ainda adquire um posicionamento de empresa amiga do meio ambiente – o famoso ganha-ganha.

Além da redução, existem outras maneiras de praticar a sustentabilidade empresarial no uso de recursos naturais, veja a seguir.

3 – Uso de material alternativo

Empresas pesquisam e escolhem materiais mais sustentáveis para serem usados em seus produtos. Existe uma certa inércia para continuarmos do jeito que está e é necessário um esforço por parte da empresa.

Seja para pesquisar e achar um material alternativo, ou para mudanças no processo produtivo para adequar o novo material e até mesmo na disposição a pagar mais por um material mais sustentável.

O melhor material alternativo é o material reciclado. Neste caso, a sua empresa está usando algo que já foi descartado e transformado em algo útil novamente.

Desta forma, você está deixando de usar um recurso natural virgem e incentivando a reciclagem através da demanda por materiais reciclados.

Veja mais: Caso de sucesso da Simple Organic com o Selo eureciclo

Existem várias empresas que utilizam materiais reciclados em suas embalagens e que produzem produtos a partir de resíduos.

Na indústria da moda, por exemplo, existem cada vez mais marcas que buscam usar o resíduo de outras empresas para confeccionar seus próprios produtos.

Uma outra prática que tem sido muito adotada nas indústrias de bens de consumo é o uso de ingredientes orgânicos e veganos.

Esses materiais geralmente têm algum tipo de certificação e são escolhidos por terem um impacto menor sobre o meio ambiente.

Garantia da destinação correta

É claro que não poderíamos deixar de falar da destinação correta dos resíduos gerados pelo seu produto. É muito importante se responsabilizar pelo o que acontece após o consumidor usar o seu produto.

Na maioria das vezes, após o consumo é gerado um resíduo. Seja ele o próprio produto – como é o caso de eletrônicos, vestuário e calçados – ou uma embalagem, no caso de alimentos, bebidas, cosméticos e produtos de limpeza.

Veja também: Política Nacional de Resíduos Sólidos: tudo o que você precisa saber sobre a PNRS

Se a sua empresa não tiver nenhuma ação de logística reversa, você está deixando nas mãos de outra pessoa o problema que você também ajudou a gerar.

Além disso, também joga para seu consumidor a responsabilidade sobre o impacto ambiental daquele resíduo.

Empresas em todo o Brasil estão se engajando com a logística reversa de diversas formas. Algumas fazem projetos próprios, como recolhimento de embalagens vazias em suas lojas.

Este modelo pode ser lucrativo quando bem executado, já que ele tende a atrair consumidores para a sua loja. Como incentivo aos consumidores, algumas marcas de cosméticos trocam um certo número de embalagens por um brinde.

Uma outra maneira de garantir a destinação correta é investir na cadeia de reciclagem. Assim, você aumenta muito as chances de que o resíduo gerado pelo seu produto seja realmente reciclado.

Para aumentar ainda mais estas chances, você pode – e deve – comunicar e engajar seus consumidores a terem atitudes mais sustentáveis.

Novos modelos de negócio

Outra alternativa muito interessante e inovadora de praticar a sustentabilidade empresarial é com novos modelos de negócios.

Por exemplo, em vez de vender um produto, muitas empresas estão buscando vender um serviço. O caso mais conhecido é do compartilhamento de carros e caronas.

Não é preciso produzir e vender um carro que vai gerar um monte de resíduo e ter muito impacto ambiental.

O que muitas pessoas querem, não é ter um carro, mas sim ter a conveniência de ir e vir de forma confortável em uma cidade grande.

A economia compartilhada tende a ser mais sustentável que a economia tradicional baseada no consumo.

Quando um produto é usado de forma mais eficiente por ser compartilhado, a necessidade de usar recursos naturais é menor.

Existem diversos aplicativos para trocar e vender o que você não precisa mais e até alugar ou pegar emprestado algo que você só precisa usar pontualmente.

Existem muita maneiras interessantes e inovadoras para por em prática a sustentabilidade empresarial. Na nossa lista de marcas certificadas você pode ver muita coisa legal.

Dê uma olhada no que elas estão fazendo e se inspire!

Compartilhe!