Empresa sustentável: O que é e como se tornar uma

Leia em 3 min

A empresa sustentável vai existir para sempre. Ela cuida para que tenha tudo o que precisa para continuar operando com uma visão estratégica de longo prazo. Você quer que sua empresa exista daqui a 100 anos? Então vamos lá.

O que sua empresa precisa para existir?

De modo geral todas as empresas precisam principalmente destes 3 ativos: Recursos naturais, humanos e financeiros. Empresas de produtos tendem a precisar de mais recursos naturais, empresas de serviços de recursos humanos e todas dependem de recursos financeiros para continuar existindo. Para ser uma empresa sustentável, você tem que ser sustentável na gestão dos seus recursos.

Recursos naturais

O primeiro passo é conhecer muito bem o seu processo e produto, e os recursos naturais que você usa. Para ser sustentável você tem que usar os recursos a uma taxa menor que a velocidade de regeneração deste recurso. Isto é, você tira menos do que a natureza repõe.

Outra coisa importante para a sustentabilidade ambiental é que seus processos não prejudiquem os recursos naturais existentes. A existência da sua empresa e a maneira que você exerce a sua atividade econômica gera que tipo de impacto na natureza? Quanto de energia e qual a sua fonte? Quais subprodutos você gera e como eles são tratados? Qual seu impacto na fauna e flora?

Para tomar medidas efetivas na sustentabilidade ambiental da sua empresa é importante estudar em detalhes os efeitos da existência da sua empresa na natureza. Somente com senso de responsabilidade e um bom monitoramento você vai conseguir ser ambientalmente sustentável.

Recursos humanos

Toda empresa, mesmo as mais tecnológicas, é formada por pessoas e depende de pessoas. Uma equipe que exerce a sua função e uma sociedade que valoriza o produto/serviço desta empresa. Para ter uma empresa socialmente sustentável você precisa garantir que esses dois grupos de pessoas vão sempre existir.

Em relação aos seus colaboradores, é preciso respeitar e valorizar todos que ajudam a sua empresa a alcançar seus objetivos. Neste campo a diversidade é um tema que tem ganho muita força, somente com pessoas de perfis variados as empresas vão ser capazes de navegar as rápidas mudanças que a nossa sociedade vem sofrendo.

Quando se trata de se manter valorizado na sociedade, além da inovação de produtos e serviços, é extremamente importante a ética e a autenticidade. Ganhos de curto prazo não valem o risco de manchar a imagem de seu produto/serviço, empresa ou até mesmo setor. Os consumidores estão cada vez mais conectados e informados, deslizes são cada vez mais difíceis de serem perdoados.

Recursos financeiros

Este é o pilar do tripé da sustentabilidade que balanceia os outros dois. Em um mundo perfeito, empresas que se demonstrassem eficiência no uso dos recursos naturais e humanos seriam valorizadas pelos consumidores e teriam a sustentabilidade financeira. Mas infelizmente isso não acontece em todos os casos.

Existem diversas iniciativas de sustentabilidade que trazem ganhos financeiros, como eficiência energética e diminuição de desperdícios na cadeia produtiva. Outros projetos de sustentabilidade trazem ganhos financeiros no longo prazo, com valor de marca e/ou proteção jurídica. Mas ainda existem muitas questões de sustentabilidade que tem custos altos para serem resolvidas e precisam de incentivos externos, como leis e valorização pelo consumidor.

O equilíbrio

Ser 100% sustentável em todos os quesitos é uma tarefa praticamente impossível, o importante é buscar ser melhor sempre. Empresas mais sustentáveis tem visão de longo prazo e diversas vantagens competitivas. Recentemente o CEO da Black Rock, gestora de investimentos com mais de U$ 1,7 trilhões investidos em empresas, escreveu em sua carta anual (em inglês) que acredita que sem um propósito social claro, nenhuma empresa consegue alcançar o seu potencial máximo. Ele está disposto a usar a sua influência para mostrar para as empresas o caminho do longo prazo.

Sustentabilidade social e ambiental não devem vir através de sacrifícios financeiros, o mundo está mudando e cada vez mais o mercado valoriza quem é responsável. Cabe a nós acelerar este processo. Quem vem com a gente?

Veja: 5 projetos de sustentabilidade para colocar em prática na sua empresa

Compartilhe!