Como diminuir o desperdício e ser uma empresa mais sustentável

Como diminuir o desperdício e ser uma empresa mais sustentável

Desperdício é um grande palavrão para a indústria, quando ele ocorre todos perdem: a empresa perde um investimento, o consumidor acaba tendo seu custo aumentado e o meio ambiente perde com o uso desnecessário de recursos naturais e com um resíduo que precisa ser destinado adequadamente.

Por que o desperdício ocorre?

A indústria tem um enorme desafio de achar o equilíbrio certo entre produção e consumo. Se produzir demais ocorre o desperdício por não conseguir vender o produto e se produzir de menos deixa parceiros e consumidores insatisfeitos, podendo até perder espaço para outros players. Para evitar que isso ocorra, é muito importante um bom planejamento de demanda e um ótimo controle de estoque. Uma outra causa de desperdício é quando ocorrem problemas de qualidade no produto. Infelizmente, erros acontecem até nas indústrias mais eficientes. Quando o desperdício ocorre a empresa tem de arcar com custos logísticos e de destinação do material.

O desperdício e as embalagens: existe uma relação?

Como a embalagem influencia no desafio do desperdício?

A principal função da embalagem é proteger o produto, por isso as maiores inovações em embalagens focam em dois pontos: aumentar o prazo de validade dos produtos (shelf life) e se destacar aos olhos do consumidor para vender mais (shelf appeal).
E no lado negativo, quanto mais difícil for a destinação adequada do material da embalagem, mais complicado será a gestão do desperdício. Embalagens feitas com materiais que não tem valor para o mercado de reciclagem serão um custo ao lidar com desperdícios. Mas algum desperdício é praticamente inevitável e, por isso, vamos compartilhar três práticas da indústria para lidar com produtos que sobram nos pontos de vendas.

1. Descontos

Tão antigo quanto o próprio comércio, funciona muito bem quando se tem um bom controle do estoque e se conhece bem o seu mercado. Os descontos podem ser usados para vender produtos que estão perto de sua data de validade. O PROCON aprova está prática mas orienta que seja feita uma comunicação clara sobre o vencimento dos produtos.
Mesmo abrindo mão de margem, ela é uma ótima alternativa por trazer volume de vendas e diminuir os gastos com o descarte. Um ponto chave na execução é ter um ótimo controle de estoque, seja ele próprio ou no varejo.

2. Doações

Uma outra opção é a doação, neste modelo a empresa cede os produtos sem custos para uma outra organização que geralmente é sem fins lucrativos. É uma ação com potencial de impacto social e de criação de valor de marca quando bem executada.
No Brasil é preciso ter muito cuidado em relação à legislação vigente que responsabiliza o doador em relação à qualquer impacto negativo da doação. Isto é um ponto de atenção muito importante especialmente para a indústria de alimentos e bebidas.

3. Experimentação

Uma alternativa que não é óbvia é a ação de experimentação. Nela, os produtos que estão perto de vencer são dados para os consumidores como amostras grátis. Dessa maneira a empresa se aproveita de um produto que teria que descartar para promover a sua marca.

É uma grande ferramenta de marketing que dá ao consumidor uma experiência positiva junto à marca. Pode ser uma ação complexa de se realizar e medir sua efetividade, mas existem empresas como a Samplify que ajudam marcas a executar ações de experimentação.

As três soluções trazem ótimas alternativas ao descarte de produtos que poderiam ser consumidos, evitando o desperdício de recursos naturais. Só tem um probleminha, quando a própria empresa faz o descarte dos produtos ela tem a garantia que os resíduos serão destinados corretamente. Mas nas três alternativas que apresentamos o produto vai parar na mão do consumidor e aí a empresa perde o controle sobre o resíduo da embalagem.

Por isso nós sugerimos que qualquer empresa que decida fazer alguma dessas ações, tenha alguma iniciativa de logística reversa de embalagens para garantir que está sendo responsável com suas embalagens. Para saber como o Selo eureciclo pode ajudar a sua empresa a ser mais sustentável  e ajudar a solucionar esse problema, entre em contato.

Veja mais sobre a solução do selo eureciclo