Compensação ambiental: 3 vantagens para a sua empresa

Leia em 3 min
Compensação ambiental: 3 vantagens para a sua empresa

Compensação ambiental, créditos de carbono e créditos de economia circular. Eles podem ajudar na sustentabilidade da sua empresa de maneira fácil e barata. Veja como:

O que é a compensação ambiental?

A compensação ambiental é um mecanismo para contrabalancear os impactos ambientais de uma atividade ou empreendimento. Ao usar a compensação ambiental, uma empresa está direcionando recursos para uma iniciativa que tem impacto ambiental positivo comprovado de maneira equivalente ao impacto ambiental da sua atividade econômica.

Simplificando, o seu negócio vai rodando e tendo sucesso e quanto mais você vende, mais embalagens vão para o mercado e não se sabe onde elas vão parar. Essa é a sua conta com a mãe natureza: X toneladas de embalagens. Aí você investe em uma iniciativa com o impacto ambiental comprovado equivalente a X toneladas recicladas.

Tipos de compensação ambiental

Reflorestamento e conservação

Este é o modelo mais conhecido por estar ligado à licença ambiental de grandes empreendimentos como rodovias, ferrovias e hidrelétricas. O reflorestamento é quando existe a reposição de vegetação nativa para compensar mata virgem destruída por causa das construções.

Crédito de carbono

Muito já se falou sobre o crédito de carbono nos últimos anos. O CO2 é considerado um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. Por isso, foi criada uma meta de diminuição da emissão de CO2 exigindo que cada país signatário do Protocolo de Quioto adotasse. Muito similar à PNRS e a meta de reciclagem de embalagens pós-consumo.

Como cada país tem uma meta de redução, eles buscaram comprar créditos de carbono de iniciativas que comprovadamente tenham o impacto de retirar CO2 da atmosfera.

Crédito de economia circular

Este modelo envolve empresas que colocam embalagens no mercado e pagam iniciativas de logística reversa para reciclarem embalagens pós-consumo equivalentes, comprovando esse processo. Ele já existe na Europa há muitos anos, mas aqui no Brasil, o Selo eureciclo é pioneiro.

Funciona assim: uma organização certifica o trabalho da cadeia de reciclagem para ter certeza que o material está sendo destinado corretamente. Contabiliza estes dados de modo a garantir que não existe dupla contagem, na qual duas empresas dizem ter reciclado a mesma tonelada de material. Com a certificação, créditos de economia circular são gerados. Estes créditos são comprados por empresas de bens de consumo que querem comprovar seus esforços de reciclagem.

Mas por que compensação ambiental e não fazer eu mesmo?

1. Ganhos de escala

Você não precisa reciclar exatamente a sua embalagem e sim um material equivalente. Você vai compensar com a reciclagem que for mais barata para você dentro das regras de compensação. De um lado teremos vários atores competindo e buscando formas mais eficientes de gerar créditos enquanto do outro lado teremos várias empresas juntas fazendo exigências de qualidade e balanceando os preços.

Compensação ambiental: por que fazer?

2. Facilidade e conveniência

Não tem custos de gestão e operacionalização de projetos próprios, você está pagando por um serviço com garantia comprovada. Assim você pode focar no que é central para o seu negócio. Mesmo quando já existe uma equipe de sustentabilidade na sua empresa, aderindo a este modelo, a equipe pode focar em iniciativas de maior valor estratégico e que não podem ser terceirizadas.

3. Solução sistêmica

Quando cada um tenta do seu jeito, não tem padronização. Isso dificulta a comparação entre soluções, fiscalização por parte dos órgãos regulatórios e ganhos de escala dos atores envolvidos. Gestão de resíduos pós-consumo é um problema muito complexo que envolve consumidores, governo, coletores, aterristas, cooperativas, recicladores, fabricantes de embalagens e marcas. Se não for definido um padrão, fica muito difícil ter um resultado efetivo.

Com a compensação ambiental, existe uma padronização tanto para a geração de créditos, quanto para a contabilidade do passivo ambiental. Assim os atores podem trabalhar para serem cada vez mais eficientes dentro destes padrões.

O selo eureciclo e a compensação ambiental

Acreditamos que a compensação ambiental é a ferramenta ideal para trabalhar com a complexidade do problema da reciclagem no Brasil. Com os incentivos financeiros, teremos a formalização e o desenvolvimento da cadeia de reciclagem.

Quero usar a compensação ambiental na sustentabilidade da minha empresa

Compartilhe!