Embalagens do Futuro (4/6): Rápido, a embalagem derreteu!

Leia em 3 min
Embalagens prototipadas pela Tomorrow Machine

A série de embalagens do futuro segue viajando, sempre em busca de mais ideias revolucionárias! E não é o que falta nesse mundão!

E se as embalagens tivessem um tempo de vida igual ao seu produto? E se as embalagens fossem inspiradas na natureza já no desenho delas? E se uma economia circular fosse realmente possível? Vamos descobrir isso juntos.

Uma embalagem com o mesmo tempo de vida que o seu conteúdo?

As embalagens do futuro podem ser do amanhã! É justamente a proposta do estudo de criação de design Sueco Tomorrow Machine. Eles desenvolveram uma linha de embalagens naturalmente inovadoras.

Essa linha, chamada This Too Shall Pass, traduzido como «Isto também passa», promove o conceito que a função das embalagens vai além do seu papel tradicional. A ideia inovadora fez muito sucesso pelo seu design e sua propriedade única: a embalagem tem o mesma tempo de vida – curto – que o seu conteúdo. O projeto começou em 2011 quando as co-fundadoras da Tomorrow Machine se perguntaram se “é normal que uma caixa de leite levar anos para se decompor, enquanto o leite em si vence após uma semana?”
Para o design das embalagens, elas usaram a técnica de biomimetismo (técnica de invenções inspiradas na natureza) e minimalismo.
Para este projeto, elas observaram as cascas de frutas e como a própria natureza embala os alimentos.

3 protótipos para 3 técnicas inspiradas na natureza

A coleção inclui três materiais de embalagem efêmera, natural e biodegradável. A ideia é se livrar da embalagem, junto com a comida que ela contém após o consumo. Todas as embalagens estão baseados em uma combinação de substratos que não reagem entre si.
Para abrir a embalagem, a empresa se inspirou em gestos naturais do nosso quotidiano como quebrar um ovo ou descascar uma fruta.
Além do lado lúdico, os designers suecos desenvolveram um conceito que atrai e motiva a consumir produtos que respeitam o meio-ambiente.

Os protótipos das embalagens foram feitos para três alimentos: azeite, smoothie de framboesa e arroz basmati.

Embalagem feita de açúcar para produtos com óleo
Embalagem feita de açúcar para produtos com óleo

Primeiro, temos a embalagem para alimentos à base de óleo: feito à base de açúcar caramelizado e revestido com cera de abelha para fechar. Para abri-lo, você tem que quebrar a embalagem como um ovo; ao quebrar, a cera não protege mais e o açúcar derrete em contato com a água.

Embalagem para bebidas geladas
Embalagem para bebidas geladas

O segundo protótipo serve para smoothies. Ele é composto apenas de agar e gel de água. Para abri-lo, você precisa de um canudo para furar a embalagem. Uma vez fora do frigorífico, a embalagem se degrada na mesma velocidade que o seu conteúdo. Ele foi pensado para bebidas geladas que têm uma vida útil curta, tais como sucos frescos, smoothies e creme.

Embalagem de arroz pela Tomorrow Machine
Embalagem de arroz pela Tomorrow Machine

O último protótipo é a caixa de arroz ou para outros produtos secos (grãos etc.). Ela é feita de cera de abelha biodegradável, tão fina como um papel. Na foto, o arroz basmati é empacotado como uma pirâmide. Para abri-lo, basta descascá-lo como uma fruta.

A nova geração de embalagens ecológicos

As fundadoras da Tomorrow Machine comentaram que “é necessário encontrar novas soluções de embalagens sustentáveis”. O design das embalagens sustentáveis não precisa ser sem personalidade, mas sim pode ser colorido e inteligente. As co-fundadoras têm a ambição de criar a próxima geração de produtos ecológicos.

Em uma entrevista, a Tomorrow Machine comentou sobre as tendências das embalagens daqui a uns anos. A empresa acredita que teremos embalagens muito mais inteligentes e interativas, mas também menos embalagens nos produtos que, hoje, são sobre-embalados. As co-fundadoras sonham com mais embalagens que se decompõem e são comestíveis. Querem dar aos consumidores uma maneira divertida e fácil de ser respeitosa com o meio ambiente.

Para ler mais sobre outros projetos de Tomorrow Machine, visite seu site (e acredite em mim, você quer).

Compartilhe!